SEGUNDA razão - Porquê o LÍDER deveria ter a porta do céu aberta

A legislação brasileira e o contexto do direito no Brasil.


Eu acredito que são poucos os gestores, se é que existem, que pelo menos uma vez na vida, já não sentiram a vontade de desistir de ser líder.

Isso acontece porque de fato administrar o capital humano nas organizações, especialmente no Brasil, requer habilidades especiais e eu vou explicar o porquê disto:

  1. O primeiro ponto é sobre a nossa cultura com relação ao trabalho.
  2. O Segundo é a legislação brasileira e o contexto do Direito no Brasil.
  3. E o terceiro é o quanto conhecemos sobre o ser humano.


Segue link onde abordo o primeiro ponto sobre:
Nossa cultura com relação ao trabalho

Falando do segundo ponto, que é a legislação brasileira e o contexto do Direito no Brasil, que deixa as organizações engessadas e complexas de serem administradas.


A nossa legislação é umas das mais protecionistas e burocráticas do mundo. E o ambiente do direito no Brasil também não se mostra favorável ao empregador.

Se formos tomar como exemplo a legislação americana e aqui deixo claro que não defendo ser melhor ou pior do que a nossa, mas estou querendo me referir a ser mais flexível. Ela é imensamente mais fácil de ser administrada do que a nossa e não é por acaso que o engajamento com o trabalho do americano é muito maior.

Quanto ao contexto do direito no Brasil é comum, por exemplo, quando um colaborador encerrar um contrato de trabalho, imediatamente após o evento ser contatado por advogados para que busque seus direitos, mesmo que acordados na própria entidade de classe.

Agora eu te pergunto: é possível mudar a legislação? Podemos fazer muitas coisas para mudar a realidade trabalhista em que vivemos? Talvez algumas coisas até consigamos, mas muito poucas.

Então o que podemos fazer para mudar esta realidade?

É fazer aquilo que está no nosso controle. E a gestão de pessoas está no nosso controle.

Eu posso tratar as pessoas de modo humanizado, eu posso remunerá-las melhor do que o mercado, eu posso treiná-las mais e melhor do que eu já faço. Isto sim está no meu controle.

undefined


#conteudo2#

#htmlPersonalizado#