As 06 PRINCIPAIS práticas de Gestão de Pessoas que todas as empresas independentemente do segmento e porte deveriam ter

Com simples façanhas pode-se organizar melhor o trabalho.

PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

Se pesquisarmos as normas de qualidade que existem hoje no Brasil, seja a Norma ISO 9000, seja a Fundação Nacional da qualidade, ou qualquer outra certificação que existe, a exemplo do segmento do agronegócio, indústria de plásticos, enfim, não vem ao caso aqui porque a grande maioria das empresas têm as suas certificações específicas para cada segmento de negócio.


 

Se vocês forem estudar essas normas ou até mesmo fazer visita às melhores empresas para se trabalhar, vocês perceberão que a grande maioria cuida das mesmas coisas. O que diferencia uma empresa de outra é a forma como cada uma cuida ou faz a Gestão de Pessoas.

Trouxe aqui para vocês seis pontos a serem trabalhados na Gestão de Pessoas



Primeiro Ponto – Descrição de Funções
 

A empresa precisa ter práticas de gestão para organização do trabalho que são as descrições das funções. A maioria das empresas têm isso sistematizado por escrito de como funciona o trabalho, ou seja, o que cada função precisa desempenhar.


Segundo Ponto – Recrutamento e Seleção

São as práticas de Recrutamento e Seleção que uma empresa precisa ter definidas, práticas para selecionar e recrutar os seus colaboradores. Não basta simplesmente uma indicação e entender que aquilo é suficiente para a Gestão de Recrutamento e Seleção. A indicação em si é uma prática de recrutamento, mas ela não é suficiente.


Terceiro Ponto - Integração e Treinamento

São práticas quando da entrada do colaborador na empresa e também os treinamentos de manutenção. Este é um ponto muito falho por parte das organizações. A maioria vai fazendo os treinamentos conforme vão aparecendo as necessidades, de acordo com o que está disponibilizado no mercado e muitas vezes deixam de treinar naquilo que é essencial para a pessoa desempenhar a sua função.


Quarto Ponto – Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho ela é fundamental porque se o objetivo é desenvolver o colaborador, muitas vezes, não basta você tratar só coletivamente. É importante que você tenha a frequência de conversas com os colaboradores, dar feedback, porque a gente percebe que em algumas empresas, muitas vezes, você chamar a pessoa para conversar significa um mal sinal, ou seja, surgem interpretações por parte de outros colaboradores sobre o que será que eles conversaram, a ponto de a empresa até não chamar o colaborador para não dar entender que conversaram sobre algo que ele tem a melhorar.

Uma empresa que não tem a prática de conversas individuais de desempenho, sofre bastante no desenvolvimento das pessoas, pois o crescimento tem que ser tratado de forma individualizada.

Então, esse é um ponto importante que merece atenção por parte do gestor. Se vocês perceberem, muitas empresas têm práticas de gestão para cuidar da avaliação de desempenho individual ou também da equipe.


Quinto Ponto – Reconhecimento e Incentivos

São práticas de reconhecimento e incentivo aos colaboradores, seja pelo desempenho, seja por datas importantes, ou por conquista de metas, daquilo que a empresa entende que seja interessante motivar a equipe.

Sexto Ponto - Qualidade de Vida

 

Não significa só cuidar da parte da Segurança e Medicina do Trabalho, mas do ambiente como um todo, porque muitas vezes as pessoas não encontram o ambiente que gostariam de trabalhar, e aí você não colhe os resultados que planejou obter.


Então, se pesquisarmos e estudarmos as melhores empresas para se trabalhar, veremos que todas elas cuidam em certo grau das práticas acimas.

As dificuldades em se tratando de pessoas é porque muitas empresas acham que é algo complexo e no fundo são coisas simples que necessitam ser tratadas no dia a dia, e que merecem atenção do gestor. Se a empresa não der um mínimo de atenção para esses itens, com certeza terá dificuldades na Gestão de Pessoas.

Concluímos que a complexidade às vezes ela aparece muito mais pelo fato de não se cuidar de algumas coisas do que propriamente a dificuldade em si.

Deixo aqui uma pergunta: você cuida desses itens que eu acabei de falar aqui?

#conteudo2#

#htmlPersonalizado#