Como gestor – o que devo compartilhar com a equipe?

Gestor! Veja os 4 piores ERROS que muitos cometem ao compartilhar informações com Sua Equipe!! Será que você já cometeu algum? Esses erros podem causar a Perda de PRODUTIVIDADE e consequências graves no Seu Negócio!

Quero dividir com vocês um fato que vivenciei com um cliente e que ratifica essa frase do qual gosto muito: “o verdadeiro líder é aquele que na sua ausência não faz falta e na sua presença faz a diferença” (autor desconhecido) .

Há tempos atrás, efetuei um rápido trabalho para um cliente da área da alimentação diet e light . Ele tinha na equipe uma gestora que possuía uma habilidade incrível na elaboração de pratos de saladas; de fato, como usa-se dizer: seus pratos eram de “comer com os olhos”, porém, tinha uma grande dificuldade de repassar aquele conhecimento para sua equipe e o mais difícil de tudo, era ela reconhecer tal dificuldade.

FAÇA PARTE DA MINHA LISTA DE GESTORES CRIATIVOS
Informe Seu Melhor E-mail, Receba conteúdos exclusivos
e torne mais Fácil a Gestão da Sua Equipe!

Em certa ocasião, encontrei-me com este empresário e perguntei-lhe como estava a empresa e não foi surpresa o seu comentário. Falou-me que estava vivendo seus dias de “caos”, pois esta gestora necessitou ausentar-se por motivo de doença e ele se deu conta que ninguém da equipe estava preparado para suprir sua ausência e isso estava causando-lhe muitos transtornos.

 

Muitas são os erros que comete-se e que levam a ocorrer esse tipo de problema, mas, os quatros piores são:

 

  1. não treinar por medo de perder a função/posição;
  2. não ter paciência para ensinar;
  3. achar que as pessoas têm de estar no mesmo nível de conhecimento de quem ensina;
  4.  a falta de esforço para melhorar as pessoas.

 

E o que fazer para evitar esse tipo de problema? Veja algumas dicas:

 

  1. identifique claramente no processo de seleção algumas competências ou atribuições que o colaborador provavelmente não as terá, ou seja, ter-se-á de abrir mão delas, por se entender que outras são mais relevantes;
  2. ensine o colaborador a fazer as coisas do seu modo (cultura da empresa), ou verifique se o modo como o outro costuma fazer poderá ser mais adequado àquilo em que se precisa;
  3. cada pessoa tem um nível de aprendizagem diferente e exige um determinado esforço para ensiná-la;
  4. as pessoas trazem consigo aprendizados sobre o modo de fazer o trabalho, iguais ou diferentes aos que você gostaria. É necessário reeducá-las, e isso exige um esforço maior;
  5. algumas atribuições exigem habilidades ou conhecimentos especiais, como por exemplo: o cuidado ao limpar uma peça de cristal para uma empregada doméstica. São detalhes importantes que precisam ser repassados a quem vai executar, impreterivelmente;
  6. encontre um jeito criativo e envolvente de ensinar. Gosto muito de utilizar, como exemplo de forma criativa de envolvimento das pessoas, o filme: “Mudança de Hábitos”.

 

Mas, respondendo-lhes a pergunta: como gestor – o que devo compartilhar com a equipe? Eu respondo com outra pergunta: pense no que você não deve compartilhar. É mais simples!

#conteudo2#

#htmlPersonalizado#