Como promover o bom humor no trabalho

O bom humor ou a falta dele no trabalho sempre foi um assunto muito tratado, seja nos treinamentos, nas formações, nas reuniões e aí vem a pergunta: se é um assunto que é amplamente tratado e levado em consideração pelos Gestores, por que uma grande parte das pessoas trabalho de mau humor?

São muitos os motivos que fazem com que uma pessoa altere o seu humor, mas tem dois primordiais e é sobre esses dois que eu vou falar aqui.

O primeiro deles é a motivação interna de cada indivíduo, ou seja, como uma pessoa está naquele momento e o segundo são as relações preferenciais.

É comum as empresas investirem em treinamentos, em técnicas externas, mas não é comum investirem na dimensão interna do indivíduo, que é onde está o centro das forças da Inteligência, o centro operativo do ser humano, dando-se por certo que as coisas andam bem por conta própria. Às vezes não adianta instrumentos e técnicas perfeitas se a pessoa não tem o pensamento e a motivação para colocar em prática,

O outro ponto são as relações externas, ou seja, as relações afetivas, relações com a família, as relações próximas, tanto pessoais quanto familiares. Se essas relações não andam bem, elas afetam diretamente o humor das pessoas.

Mas você que é Gestor ou Empreendedor deve estar pensando assim: então agora, além de eu me preocupar com as coisas externas, eu tenho que me preocupar com as coisas internas das pessoas?

Não é bem isso. Você não precisa resolver todos os problemas internos ou externos das pessoas, mas é importante que você entenda o quanto esses fatores interferem diretamente no humor das pessoas, até para poder dar o tratamento adequado, porque se você não entende você muitas vezes não consegue resolver como deveria.

Então entender esses fatores faz com que você direcione melhor a técnica ou tratamento. Vou deixar aqui três exemplos como é que vocês podem trabalhar essa questão do humor dentro das organizações.

O primeiro deles é criar condições, um ambiente favorável de trabalho, tanto físico, quanto psicológico. Também é comum, por exemplo, encontrarmos lideranças mal-humoradas. Imagine que clima, que ambiente desfavorável essas lideranças promovem. Então é importante promover esse ambiente saudável de trabalho, tanto físico, quanto psíquico.

O segundo é a empresa promover treinamentos que tratem da dimensão interna do homem, fatores motivacionais que fazem com que as pessoas tenham esse bom humor.

Não adianta a empresa só se preocupar com treinamentos externos, mas também com treinamentos que tratem do interno de cada indivíduo e se sua empresa puder promover esses treinamentos, certamente ajudará as pessoas a trabalharem com mais humor

E o terceiro é que se for possível e a pessoa der abertura, empresa pode ajudar as pessoas a tratarem esses pontos conflitivo que existem com o ser humano.

Muitas vezes é possível, sim, trabalhar esses aspectos, mesmo que você não seja um especialista na área, mas se você dedicar tempo é possível trabalhar esses pontos conflitantes do ser humano com auxílio de profissionais da área.

Concluindo, são três exemplos simples que vocês podem aplicar e que certamente ajudará no humor das pessoas no trabalho, pois se uma pessoa trabalha de bom humor e estiver principalmente com a sua vida bem estruturada em suas relações afetivas ou pessoais, trará benefícios para a organização e para si mesma.


#conteudo2#

#htmlPersonalizado#